Doença Inflamatória Intestinal – Manifestações Cutâneas

BADAS

A doença inflamatória intestinal (DII) é uma doença idiopática e inflamatória do trato intestinal. Os dois principais tipos são: colite ulcerativa e doença de Crohn. Como o nome indica, a colite ulcerativa está limitada ao cólon e / ou reto (lesões normalmente contínuas no reto e no cólon) e afeta apenas o revestimento interno (camadas mucosa e submucosa) do intestino. Em contraste, o doença de Crohn pode afetar qualquer parte do intestino da boca ao ânus, geralmente inicia-se no íleo terminal. As lesões podem ser contínuas ou não e normalmente afetam toda a espessura (transmural) da parede do intestino.

MANIFESTAÇÕES CUTÂNEAS ESPECÍFICAS COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS HISTOLÓGICAS DA DII SUBJACENTE

• Orofacial: estomatite aftosa
  • Perianal: fissuras, fístulas
  • Granulomas metastáticos

MANIFESTAÇÕES CUTÂNEAS REATIVAS COM MECANISMOS IMUNOLÓGICOS RELACIONADOS A DII

• Eritema nodoso
  • Pioderma gangrenoso
  • Síndrome de Sweet (SS)
  • Síndrome da artrite da dermatose associada ao intestino(BADAS): As alterações mais típicas na pele são máculas eritematosa com uma vesícula ou pústula central que desaparece sem deixar cicatrizes. Esta erupção maculopapular pode recorrer a cada 4-6 semanas e afeta predominantemente a parte superior do tórax e os braços. Lesões cutâneas tipo eritema nodoso podem afetar as pernas. Quando uma biópsia da pele é examinada ao microscópio, há sinais de dermatose neutrofílica. As dores articulares no BADAS são tipicamente episódicas, migratórias e afetando múltiplas articulações. Podem afetar as pequenas articulações (por exemplo, articulações interfalângicas dos dedos) e pode haver tenossinovite associada, mas não há erosão ou deformação a longo prazo.
  • Vasculite leucocitoclástica

DESORDENS CUTÂNEOS OU DERMATOSE ASSOCIADA A DII

• Psoríase
  • Amiloidose secundária