Eritema Marginado

eritema marginado

O Eritema marginado é uma erupção cutânea característica que se observa em alguns casos de febre reumática em decorrência da inflamação generalizada como resultado de uma infecção estreptocócica.1 O eritema marginado pode ser uma pista importante para o diagnóstico de febre reumática, porém pode ser difícil de detectar em pessoas de pele escura porque o vermelho característico da lesão pode ser escondido por sua pigmentação natural da pele. Tende a ser mais comum em crianças do que em adultos.1

Etiologia

Ocorre na Febre reumática aguda, sendo uma sequela tardia da infecção da orofaringe pelo estreptococo β-hemolítico do grupo A.2

Clínica
As manifestações dermatológicas são características, mas raras. O eritema marginado começa como uma mácula ou pápula eritematosa que se estende para fora, enquanto a pele no centro volta ao normal.2 A erupção tem uma borda eritematosa serpiginosa não endurada que clareia sob pressão.2 A erupção não é pruriginosa e pode ser difícil de detectar em indivíduos de pele escura, pois o vermelho distintivo da lesão pode ser escondido por sua pigmentação natural da pele.1 Normalmente, localizam-se ao longo do tronco e membros e tem caráter migratório.1 O rosto e as partes externas das extremidades, como mãos e face antero-lateral das pernas, não desenvolvem a erupção. Os pacientes irão notar que a lesão tende a avermelhar em resposta ao calor, como depois de um chuveiro ou um clima quente.3

Histopatologia
Nota-se infiltrado perivascular esparso e superficial de linfócitos e neutrófilos.4

Autor: Victor Hugo Felix (Discente do curso de medicina da UNIT)

Referências Bibliográficas
1. Eritema marginado | Eritema.info [Internet]. [citado 8 de agosto de 2017]. Disponível em: http://eritema.info/marginado/
2. Fitzpatrick’s Dermatology In General Medicine (Two Vol. Set) 6th edition (May 23, 2003): by Irwin M. Freedberg (Editor), Arthur Z. Eisen (Editor), Klauss Wolff (Editor), K. Frank Austen (Editor), Lowell A. Goldsmith (Editor), Stephen Katz (Editor) By McGraw-Hill Professional
3. Síntomas del eritema marginado | Eritema.info [Internet]. [citado 8 de agosto de 2017]. Disponível em: http://eritema.info/marginado/sintomas/
4. Ackerman AB et al: Histological Diagnosis of Inflammatory Skin Disease, 2d ed. Philadelphia, Williams and Wilkins, 1997