Erupção cutânea induzida por Minociclina

minociclina

A minociclina é um antibiótico comumente usado para o tratamento de longo prazo da acne vulgar. Um efeito colateral bem documentado e cosmeticamente desagradável é a pigmentação da pele.

Há três tipos distintos: Tipo I, pigmento azul-preto / cinza na face em áreas de cicatrização ou inflamação associada à acne; tipo II, pigmento azul-acinzentado na pele normal das pernas e antebraços; tipo III, coloração marrom difusa em áreas de exposição solar. Tipos I e II coram para ferro e melanina extracelularmente e dentro de macrófagos na derme. O tipo III mostra melanina aumentada em queratinócitos basais e coloração de melanófagos dérmicos apenas para melanina. A etiologia dessa pigmentação é desconhecida, mas pode estar relacionada a metabólitos reativos polimerizados e produtos quelantes insolúveis. Tipos I e II tendem a resolver lentamente ao longo do tempo, enquanto o tipo III persiste indefinidamente.

O tratamento envolve reconhecimento precoce, descontinuação da droga, proteção solar e laser para pigmentação persistente.