Foliculite por Pseudomonas

pseudomonas foliculite

A foliculite bacteriana é geralmente causada por Staphylococcus aureus. Menos frequentemente, por estafilococos coagulase-negativos, gram-negativos e anaeróbios. A foliculite de piscina ou  spa é causada, geralmente, por Pseudomonas aeruginosa.

A foliculite por Pseudomonas é uma infecção cutânea adquirida na comunidade, que resulta da colonização bacteriana dos folículos pilosos após a exposição à água contaminada (por exemplo, banheiras de hidromassagem, piscinas, escorregador de água).

A erupção da foliculite por Pseudomonas também foi descrita após o uso de roupas de mergulho tanto na água do mar como na imersão em água doce,  menos comumente, após o uso de objetos de banho contaminados (por exemplo, esponjas sintéticas e naturais) ou infláveis. brinquedos de natação.  A foliculite por Pseudomonas ocorreu após a depilação da pele e sem exposição visual óbvia.

A foliculite por Pseudomonas também ocorre como uma erupção acneiforme perioral em pacientes em terapia com antibióticos de longa duração (por exemplo, tetraciclina) para acne.

Referências

  • Charles B Toner, Dirk M Elston. Pseudomonas Folliculitis. Medscape. Jul 13, 2017
<< Retornar