Uma halogenoderma é uma reação cutânea rara relacionada a altos níveis de halogênio no corpo. Os halogênios são um grupo de elementos naturais com propriedades químicas semelhantes. Exemplos de halogênios clinicamente relevantes são bromo e iodo, e quando estes são parte de compostos, como medicamentos, eles são chamados de brometos e iodetos. A erupção da pele pode ser nomeada para o halogênio específico envolvido: bromoderma e iododerma. Quando o cateterismo cardíaco é realizado com material de contraste iodado, podem ocorrer nódulos cutâneos vegetantes.
Manifestações clínicas de halogenodermas:
- Erupção cutânea tipo acne – pústulas e pequenos caroços vermelhos (acne medicamentosa)
- Nódulos
- Placas exsudativas
- Vegetação ou úlcera necrótica com pústulas
- Bolhas
- Bromodermia tuberosa – ocorre principalmente em lactentes e começa como pequenos inchaços vermelhos ou pústulas que se fundem rapidamente em uma placa elevada, mais comumente no rosto, no couro cabeludo e nas pernas.
- Paniculite de halogênio – nódulos vermelhos sensíveis de 1-2 cm de diâmetro, mas pode ter até 10 cm. Abcessos podem ulcerar. Inicialmente há febre e diarreia, mas com a exposição contínua ao halogênio a dor abdominal e muscular, bem como a piora dos sintomas iniciais.
Referência
- https://www.dermnetnz.org/topics/halogenoderma/
![]() |
---|