Infestação por Parasita

larva migrans

Infestação parasitária da pele é uma apresentação comum. O diagnóstico preciso pode ser facilitado pelo exame microscópico raspando a pele, exame microscópico do cabelo ou, em alguns casos, biópsia. A identificação imediata e o manejo da infestação, bem como dos sintomas relacionados, podem proporcionar rápida melhora clínica. Abaixo estão principais infestações cutâneas:

Pediculose
As infestações por piolhos resulta do contato interpessoal prolongado e fômites com piolhos. A apresentação típica inclui pápulas eritematosas escoriadas, prurido e linfadenopatia regional. Complicações potenciais incluem impetigo e glomerulonefrite pós-estreptocócica.

Escabiose

O ácaro da sarna (Sarcoptes scabiei var. Hominis) é responsável pela escabiose.

Uma infestação típica envolve de 5 a 15 ácaros fêmeas que vivem em tocas epidérmicas que induzem uma reação de hipersensibilidade, isso ocorre, cerca de 3 a 4 semanas após a exposição inicial ou alguns dias após a reexposição.

Normalmente, as áreas entre os dedos, os punhos e genitália apresentam prurido intenso e pápulas eritêmato-crostosas, com um ponto preto terminal (o ácaro). Pacientes imunocomprometidos podem apresentar sarna crostosa, na qual há lesões escamosas espessas e milhões de ácaros.

Uma preparação de óleo mineral pode confirmar o diagnóstico, mas a ausência de achados microscópicos não deve atrasar o tratamento empírico se um histórico de exposição compatível ou tocas típicas estiverem presentes. As complicações podem incluir infecção bacteriana, glomerulonefrite pós-estreptocócica, sepse associada a escabiose e prurido pós-escabiótico, que podem persistir por 2 a 4 semanas.

Demodicose
Os ácaros demodex habitam as unidades pilossebáceas da maioria dos adultos assintomáticos (80% a 100%), mas uma densidade maior de ácaros (> 5 ácaros / cm2) pode induzir pitiríase folicular, foliculite pustulosa, dermatite periorificial, rosácea papulopustular e erupções papulopustulares do couro cabeludo.  Consequentemente, uma infestação de ácaros Demodex deve ser considerada quando um paciente apresenta erupções dermatológicas refratárias. A ivermectina oral é o tratamento de escolha para os ácaros Demodex. Outras opções: metronidazol oral e formulações tópicas de enxofre, permetrina a 5%, benzoato de benzila a 10%, metronidazol a 0,75%, ivermectina a 1%.

Larva Migrans Cutânea
A larva migrans cutânea é uma erupção serpiginosa pruriginosa causada por larvas que migram lentamente (1-2 cm por dia) dentro da pele. Embora ancilóstomos humanos (Ancylostoma duodenale e Necator americanus) possam causar larva migrans cutânea antes da infestação gastrintestinal, a maioria dos casos de larva migrans cutânea é causada por ancilostomídeos (Ancylostoma caninum e A. braziliense) que não conseguem penetrar na membrana basal da epiderme e, portanto, induzem uma erupção autolimitada. O quadro se resolve dentro de semanas a meses sem tratamento. A larva migrans cutânea é mais freqüentemente contraída após andar descalço em solo ou areia contaminados em climas quentes, o início da lesão pode ser retardado em 4 semanas após a exposição. As complicações podem incluir pneumonia, celulite e abscessos.

Esquistossomose Cutânea
A esquistossomose cutânea ocorre em todo o mundo e tipicamente se apresenta com lesões pruriginosas, eritemato-papulosas, urticariantes ou purpúricas  após a penetração das larvas na pele exposta. Infecções por Schistosomas humanos (Schistosoma mansoni, S. haematobium e S. japonicum) raramente apresentam envolvimento cutâneo, mas Schistosomas animais (Trichobilharzia stagnicolae, T. physellae e Gigantobilharzia spp.) podem penetrar na pele humana exposta e induzir uma dermatite transitória chamada “ coceira do nadador ”(dermatite cercariana) que se resolve após 7 a 10 dias. Schistosomas animais estão presentes em todo o mundo. O tratamento é sintomático, exceto no caso incomum quando suspeita de esquistossomose cutânea humana, caso em que o paciente é tratado com praziquantel.

Tungíase
A tungíase é adquirida durante a caminhada descalça nas praias ou no solo arenoso. Tipicamente, uma pulga de areia fêmea (Tunga penetrans) entra na epiderme do pé. Subsequentemente, uma lesão papular pruriginosa, dolorosa, com uma coloração escura central, desenvolve-se ao longo de um período de 2 semanas. As complicações potenciai: gangrena, tétano e osteomielite exigem a remoção estéril da pulga e a possível administração de antibióticos e da vacina contra o tétano.

Miíase
A miíase resulta da infestação de larvas de moscas na pele, e se apresenta de várias formas – furuncular, ferida e migratória – dependendo da espécie de mosca.

A miíase furuncular apresenta-se como um nódulo com poro respiratório central e sintomas de formigamento, prurido, dor aguda e corrimento. As complicações incluem infecção bacteriana, tétano e extensa destruição do tecido circundante.

A miíase da ferida é causada por muitas espécies de moscas em todo o mundo, mas Lucilia sericata e Phormia regina são responsáveis pela maioria das infestações autóctones. A presença de feridas abertas, doença vascular periférica, alcoolismo ou imunossupressão aumenta o risco de infestação, que pode apresentar febre, calafrios, hipereosinofilia ou infecção secundária.

A miíase migratória se apresenta com prurido e uma lesão serpenteante eritematosa em movimento, secundária a uma infestação autolimitada subcutânea ou epidérmica inferior por Hypoderma e Gasterophilus spp., Respectivamente. Aquisição das larvas está associada à exposição ao gado ou cavalos, respectivamente. As complicações podem incluir ascite, hemopericárdio, meningite e invasão intracerebral.

Tripanossomose
A tripanossomíase americana (Trypanosoma cruzi), ou doença de Chagas, é endêmica na América Latina. A transmissão normalmente resulta da introdução de matéria fecal de triatomíneos infectados na corrente sanguínea.  A apresentação aguda inclui um chagoma, um nódulo violáceo endurecido com edema central que se resolve em semanas, e ‘Schizotripanides’, uma erupção morbiliforme transitória ou urticária.

• Mark M. Ash, Charles M. Phillips. Parasitic Diseases With Cutaneous Manifestations. North Carolina Medical Journal September-October 2016 vol. 77 no. 5 350-354
<< Retornar