Liquen plano pilar

liquen plani pilar

O líquen plano pilar é uma forma comum de alopecia primária cicatricial. O processo inflamatório linfocitário ocorre no istmo destruindo as células germinativas dos folículos. A distribuição das lesões no couro cabeludo caracteriza as principais formas clínicas.

Três variantes clínicas do líquen plano pilar podem ser classicamente observadas:

  1. forma clássica (LPP)
  2. alopecia fibrosante frontal (AFF)
  3. síndrome de Graham-Little-Piccardi-Lassueur (SGLPL)

A forma clássica manifesta-se com placas de alopecia preferencialmente no vértice, mas pode afetar qualquer área do couro cabeludo. AFF é caracterizada por alopecia cicatricial progressiva que afeta o implante do cabelo na região frontotemporal. Foi descrita inicialmente apenas em mulheres na pós-menopausa, mas vários casos foram relatados em mulheres na pré-menopausa e até em homens. A terceira forma, SGLPL, é caracterizada pela tríade: alopecia cicatricial do couro cabeludo, alopecia não cicatricial na axila e púbis e pápulas liquenoides no tronco e nas extremidades. Em alguns casos, os AFF podem ter algumas características do SGLPL, mostrando que essas formas podem se sobrepor.

Referências

  • Soares, Vanessa Cristina, Mulinari-Brenner, Fabiane, & Souza, Tatiane Elen de. (2015). Lichen planopilaris epidemiology: a retrospective study of 80 cases. Anais Brasileiros de Dermatologia90(5), 666-670.
<< Retornar