Lúpus Vulgar (Tuberculose)

lupus vulgar

A tuberculose cutânea (TB) é essencialmente uma invasão da pele pelo Mycobacterium tuberculosis, a mesma bactéria que causa a tuberculose pulmonar (TB pulmonar). A TB cutânea é uma forma relativamente incomum de TB extrapulmonar (infecção por TB de outros órgãos e tecidos). Mesmo em países como a Índia e a China, onde a tuberculose ainda ocorre com frequência, os surtos cutâneos são raros (<0,1%).

Tipos de TB cutânea

Existem vários tipos diferentes de TB cutânea. Infecção direta da pele ou membranas mucosas de uma fonte externa de micobactérias resulta em uma lesão inicial chamada de cancro tuberculoso. Os cancros são úlceras rasas firmes com uma base granular. Aparecem cerca de 2-4 semanas depois de as micobactérias entrarem através da pele danificada. A resposta imune do paciente e a virulência das micobactérias determinam o tipo e a gravidade da TB cutânea.

Lúpus vulgaris

Forma persistente e progressiva de TB cutânea.

Pequenas lesões castanho-avermelhadas bem definidas com uma consistência gelatinosa (chamadas nódulos de maçã-gelatina).

As lesões persistem por anos, levando à desfiguração e, às vezes, ao câncer de pele.

Referências

  • NGAN, Vanessa. Cutaneous tuberculosis. Disponível em: <https://www.dermnetnz.org/topics/cutaneous-tuberculosis/>. Acesso em: 25 abr. 2018.
  • YALDIZ, Mahizer et al. Lupus vulgaris mimicking hemangioma diagnosed 42 years after onset: a case report. Disponível em: <https://jmedicalcasereports.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13256-015-0667-8>. Acesso em: 25 abr. 2018.