Nódulo de Milker (Ordenhador)

NÓDULO DE MILKER

O nódulo de Milker, também chamado de pseudocowpox vírus, é a infecção causada pelo Paravaccinia vírus, um vírus de DNA causado pelo Parapoxvirus e da família do poxvírus.
É considerado um vírus da pele, de caráter ocupacional, e de acometimento universal (as dermatoses ocupacionais são produzidas, ou agravadas,por agentes presentes onde as atividades profissionais são executadas) as quais acometem indivíduos que manejam diariamente água e materiais tocados por nariz e mama de vacas, ou quem manipula carne infectada.
Tal patologia apresenta um período de incubação de 5 a 10 dias e o número de lesões variam de 1 a 5, envolvendo principalmente mãos e antebraços, contudo ela pode também ocorrer na face. A apresentação clínica é, geralmente, assintomática e raramente apresenta febre, linfadenopatia e eritema multiforme. A ocorrência mais comum é secundária ao crescimento bacteriano excessivo.

Referências

  • Adriano, André Ricardo, Quiroz, Carlos Daniel, Acosta, Martha Liliana, Jeunon, Thiago, & Bonini, Flávia. (2015). Milker’s nodule – Case report. Anais Brasileiros de Dermatologia90(3), 407-410. Epub June 00, 2015.

<< Retornar