Orf

orf

Orf também é conhecido como ectima contagioso, dermatite pustular contagiosa, varíola ovina e dermatite labial infecciosa. É comum em áreas habitadas por ovelhas. O vírus orf pertence à família dos poxvírus e ao gênero Parapoxvirus.

Este vírus infecta principalmente ovelhas e cabras, sendo transmitido por contato direto com fomites como prados, especialmente preferidos por animais jovens. A incidência desta infecção é maior no final da primavera. A transmissão para o homem ocorre através do contato com zonas de pele ferida em animais infectados ou fomites. É mais freqüente entre ordenhadores, veterinários, açougueiros, pastores e pessoas que entram em contato com animais infectados.

A lesão inicia-se como pápula, lesão em alvo, centro eritematoso, circundada por um anel esbranquiçado e halo eritematoso. Depois, aparece um nódulo semelhante a um granuloma piogênico eritematoso. Na terceira fase há alopecia temporária. Na fase regenerativa, a lesão fica seca, com pontos pretos na superfície. O nódulo muda para papilomatoso e achatado, forma uma crosta seca e raramente deixa cicatrizes.

As lesões geralmente são menores que um centímetro; exceto em indivíduos imunossuprimidos, em que eles podem se tornar gigantes.

Referências

  • Barraviera, S.R.C.S.. (2005). Diseases caused by poxvirus – orf and milker’s nodules: a review. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases11(2), 102-108.
<< Retornar