Pitiríase Versicolor

pv

A Pitiríase versicolor (PV) é infecção fúngica superficial, caracterizada por mudanças de pigmentação da pele devido à colonização do estrato córneo por um fungo dimórfico, lipofílico, da flora normal da pele conhecido como Malassezia furfur.
Pacientes com PV geralmente apresentam múltiplas lesões no tronco, com regiões intercaladas de pele normal. As lesões podem também surgir no pescoço e extremidades superiores proximais, com ocorrência maior no tórax, dorso e face. Entretanto, as lesões são encontradas em maior número no dorso. As lesões podem ser hipo ou hiperpigmentadas, eritematosas ou marrom-escuro; justificando a denominação versicolor.
Na superfície das lesões encontra-se fina descamação, evidenciada pela distensão da pele, sinal que recebeu o nome de Zireli. Embora algumas vezes ocorra leve prurido, a queixa dos pacientes relaciona-se com a alteração da cor da pele mais do que com qualquer outro sintoma.

Referências

  • Oliveira, Josenildo Rodrigues de, Mazocco, Viviane Tom, & Steiner, Denise. (2002). Pitiríase Versicolor. Anais Brasileiros de Dermatologia77(5), 611-618.