Prototecose

prototecose

A prototecose cutânea é uma infecção rara causada por algas aclorofiladas do gênero Prototheca. As lesões geralmente ocorrem em áreas expostas, relacionadas a trauma, em pacientes imunocomprometidos. A apresentação clínica mais comum é uma lesão vesicobolhosa e ulcerativa com pústulas e crostas, simulando infecções bacterianas, fúngicas, herpéticas ou eczema. O diagnóstico é determinado pela identificação do agente através da histopatologia, cultura e teste de assimilação de carboidratos. O achado de esférulas semelhantes a mórula é característico de Prototheca sp. Sua raridade e aspecto clínico inespecífico podem dificultar o diagnóstico da doença.
Existem 3 formas clínicas: cutânea, bursite do olécrano e a sistêmica. A forma cutânea é a mais comum, e a maioria das infecções é causada por P. wickerhamii, em pacientes imunocomprometidos, como já colocado acima.

Referências

  • Silva, Pâmela Craveiro Gomes da, Silva, Sabrina Beirão da Costa e, Lima, Ricardo Barbosa, D’Acri, Antonio Macedo, Lupi, Omar, & Martins, Carlos José. (2013). Cutaneous protothecosis – case report. Anais Brasileiros de Dermatologia88(6, Suppl. 1), 183-185.