Varíola

varíola

A varíola é uma doença infeciosa transmitida por vírus do gênero Orthopoxvirus da família Poxviridae.
O paciente é assintomático durante o período de incubação, que é de aproximadamente 12 dias. No entanto, é durante o estágio prodrômico ou fase pré-exantema quando os sintomas que aparecem abruptamente começam: febre (39-40 ° C), cefaléia, mialgia, prostração e, com frequência, náusea, vômito e dor nas costas. Finalmente, com o aparecimento do exantema na mucosa oral, a pessoa torna-se infecciosa.
O vírus está concentrado nos vasos sanguíneos da derme e membranas mucosas orais e faríngeas. Essa infiltração causa a característica erupção maculopapular que subseqüentemente evolui para vesículas e pústulas. Por razões não determinadas, essas lesões concentram-se principalmente na face e nas partes distais das extremidades. O enantema que aparece na mucosa oral e na faringe ulcera com facilidade, liberando importantes concentrações do vírus na saliva, que ocorre ao mesmo tempo do surgimento da erupção cutânea.

 

Referência

  • FRANCO-PAREDES, Carlos; RÍO, Carlos Del; NAVA-FRÍAS, Margarita; RANGEL-FRAUSTO, Sigfrido; TELLÉZ, Ildelfonso; SANTOS-PRECIADO, José Ignacio. Enfrentando el bioterrorismo: aspectos epidemiológicos, clínicos y preventivos de la viruela. Salud pública de méxico. Vol.45, no.4,2003.
<< Retornar