A doença inflamatória intestinal (DII) é uma doença idiopática e inflamatória do trato intestinal. Os dois principais tipos são: colite ulcerativa e doença de Crohn. Como o nome indica, a colite ulcerativa está limitada ao cólon e / ou reto (lesões normalmente contínuas no reto e no cólon) e afeta apenas o revestimento interno (camadas mucosa e submucosa) do intestino. Em contraste, o doença de Crohn pode afetar qualquer parte do intestino da boca ao ânus, geralmente inicia-se no íleo terminal. As lesões podem ser contínuas ou não e normalmente afetam toda a espessura (transmural) da parede do intestino.
MANIFESTAÇÕES CUTÂNEAS ESPECÍFICAS COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS HISTOLÓGICAS DA DII SUBJACENTE
- Orofacial: estomatite aftosa
- Perianal: fissuras, fístulas
- Granulomas metastáticos
MANIFESTAÇÕES CUTÂNEAS REATIVAS COM MECANISMOS IMUNOLÓGICOS RELACIONADOS A DII
- Eritema nodoso
- Pioderma gangrenoso
- Síndrome de Sweet (SS)
- Síndrome da artrite da dermatose associada ao intestino(BADAS): As alterações mais típicas na pele são máculas eritematosa com uma vesícula ou pústula central que desaparece sem deixar cicatrizes. Esta erupção maculopapular pode recorrer a cada 4-6 semanas e afeta predominantemente a parte superior do tórax e os braços. Lesões cutâneas tipo eritema nodoso podem afetar as pernas. Quando uma biópsia da pele é examinada ao microscópio, há sinais de dermatose neutrofílica. As dores articulares no BADAS são tipicamente episódicas, migratórias e afetando múltiplas articulações. Podem afetar as pequenas articulações (por exemplo, articulações interfalângicas dos dedos) e pode haver tenossinovite associada, mas não há erosão ou deformação a longo prazo.
- Vasculite leucocitoclástica
DESORDENS CUTÂNEOS OU DERMATOSE ASSOCIADA A DII
- Psoríase
- Amiloidose secundária
- Vitiligo
- Epidermólise bolhosa adquirida
MANIFESTAÇÕES CUTÂNEAS SECUNDÁRIAS
- Deficiência de zinco (acrodermatite enteropática)
- Anemia ferropriva
Referências
-
- Huang BL, Chandra S, Shih DQ. Skin Manifestations of Inflammatory Bowel Disease. Frontiers in Physiology. 2012;3:13. doi:10.3389/fphys.2012.00013.
![]() |
---|