O histiocitoma eruptivo generalizado é um distúrbio proliferativo benigno e extremamente raro da pele, afetando principalmente adultos. É atualmente classificada pela Histiocytosis International Society como histiocitose de células não-Langerhans e também é conhecida como histiocitose não-X ou classe II.
O histiocitoma eruptivo generalizado é caracterizado por múltiplas pápulas eritematosas acastanhadas, assintomáticas e simetricamente distribuídas, envolvendo particularmente as regiões axiais como tronco, face e extremidades proximais. As membranas mucosas e as vísceras geralmente são poupadas. O diagnóstico é feito por exame histopatológico e imuno-histoquímico, e o diagnóstico diferencial inclui histiocitose de células de Langerhans, urticária pigmentosa e outras Histiocitoses.
Referências
- Cardoso, Fernanda, Serafini, Natália Battisti, Reis, Brisa Dondoni, Nuñez, Mónica Daniela Gauto, Nery, José Augusto da Costa, & Lupi, Omar. (2013). Generalized eruptive histiocytoma: a rare disease in an elderly patient*. Anais Brasileiros de Dermatologia, 88(1), 105-108.
![]() |
---|